Hoje eu e meu amor fomos ao cartório fazer o nosso pedido de habilitação! Trata-se da primeira etapa do casamento civil!
Foi tudo bem simples e rápido, mas confesso que cheguei a sentir uns friozinhos na barriga por estarmos dando mais esse passo!
O procedimento exato depende de cada cartório, mas, de modo geral, em um prazo de 90 a 30 dias antes da data pretendida para o casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório, munidos de documento de identidade e certidão de nascimento atualizada (até 60 dias), e acompanhados de duas testemunhas, que podem ou não virem a ser os padrinhos do casamento civil.
Todo o processo custou exatamente R$ 161,54, e como os cartórios costumama ser bem careiros, eu até achava que o valor seria bem mais alto.
O objetivo dessa habilitação é simplesmente provar que os noivos encontram-se completamente desimpedidos para casar! Para isso, os proclames do casamento são afixados no cartório e publicados na imprensa local para conhecimento público. Se, em um prazo de 15 dias, ninguém se apresentar com nenhum impedimento para o casamento, nós receberemos a habilitação e estaremos aptos a nos casarmos! Bem, como nem eu, nem o Lindo somos casados com outras pessoas, acho que posso ficar bem tranquila nesta etapa! rsrsrs
As testemunhas também precisam atestar que não há impedimentos para o casamento, e quem gentilmente fez essa declaração pra gente foram o Cauê e a Fernanda, um casal queridíssimo que também nos dará a honra de serem nossos padrinhos no casamento civil!
Agora uma pequena pausa pra eu me penitenciar e morrer de raiva por não ter tirado uma foto deles lá no cartório hoje! E nem no almoço delicioso que tivemos depois! Estávamos naquela correria de horário de almoço, e eu acabei me esquecendo! Muita raiva de mim nesse momento!
Mas prometo fazer todos os devidos registros deles no dia do casamento civil que, a propósito, ocorrerá no dia 10/05/2013, às 17:15 hs.
Faltam 84 dias!
Faltam 84 dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário