quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Iniciando o Processo do Casamento Religioso

Foi dada a partida oficial pro casamento religioso! Levei ontem na igreja, aqui mesmo em Porto Alegre, a documentação necessária para a realização do nosso casamento na Igreja Católica Apostólica Romana!
E pra quem pensa que pra casar na igreja basta marcar a data e casar, é bem mais complexo que isso. . . Primeiramente, precisamos reunir uma série de documentos, dentre eles, aquele certificado do curso de noivos e o batistério atualizado de cada um de nós. Pra quem não sabe, não é obrigatório ser crismado, mas é obrigatório ser batizado. E também não vale casar "só na igreja", pois, antes da cerimônia, é obrigatória a apresentação da certidão de casamento civil. 
Bem, mas o Mateus teve que tirar uma tarde pra ir até Cachoeira do Sul pegar o batistério dele, e minha mãe me mandou o meu pelos correios, pois o processo não é iniciado na igreja onde será realizado o casamento, e sim na paróquia de residência dos noivos.
Agora, o processo corre em Porto Alegre por 3 semanas e, depois desse período, no qual o anúncio do casamento fica publicado no mural da igreja, eu pego de volta toda a documentação e encaminho pra igreja de BH. 
Complicado, né? Mas só fiquei preocupada mesmo com essa parte da publicação no mural. . . e se alguma "viúva" do Mateus resolver se manifestar contra??? Ainda bem que a publicação é em Porto Alegre e não em Cachoeira do Sul! rsrsrs
De qualquer forma, acho que essa pequena burocracia a ser cumprida ainda é muito pouco perto da vontade que tenho de casar dentro da igreja. Quando comecei a olhar os salões de festa, cheguei a pensar na possibilidade de realizar a cerimônia no mesmo local. Mas logo descartei essa opção porque, ainda que fique lindo e cômodo fazer tudo junto, não consegui me imaginar casando fora da igreja. Não posso me considerar uma católica totalmente praticante, mas além de ser muito importante pra minha mãe (essa sim, praticantíssima!), sempre me senti muito bem dentro da igreja, tanto que gosto de ir à missa às vezes, ainda que sozinha, só pra sentir a energia boa que eu sinto lá dentro. 
E o mais legal é que o Mateus, mesmo não me acompanhando, também sempre fez questão absoluta do casamento na igreja, ou seja, não tínhamos mesmo como escapar! :)
Bem, mas fato é que é muito, muito boa a sensação de sentir que está tudo se materializando cada vez mais e caminhando no tempo certo, do jeitinho que a gente planejou. . . Daqui a poucos dias, iniciaremos também o processo do casamento civil! E os frios na barriga só aumentando!

3 comentários:

  1. Boa sorte Mila,que corra tudo certo e seja tudo lindissimo, como vc sempre sonhou....


    bjim dani

    ResponderExcluir
  2. Filha, pensar em você entrando na casa de Deus, linda, de noiva, o Mateus te esperando, o padre, a música, as entradas dos padrinhos, dos pais, pajens e damas,os convidados, os corações batendo forte, a bênção de Deus... Como será lindo! A emoção já começou...

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale mãezinha... "Haaaja coração!!!" :)

    ResponderExcluir